terça-feira, 3 de março de 2009

Rocambole de Goiabada

Esse é um doce maravilhoso que me faz voltar à infância deliciosa que tive. Simples e facinho de fazer, tendo em vista que a massa é aquela famosa de pão de ló.


Tome nota!


Ingredientes do Pão de Ló: 5 ovos, 5 colheres (sopa) de açúcar peneirada, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, 1/2 colher (chá) de fermento em pó peneirada e açúcar para polvilhar.


Ingredientes do recheio: 350 gramas de goiabada derretida em banho-maria.


Dica: Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.


O primeiro passo é untar e enfarinhar o tabuleiro que será usado. A seguir, ligue o forno para pré-aquece-lo em 180°C.


Vamos ao preparo:Separe as gemas e as claras. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro e fofo (demora em torno de 10 minutos). Adicione as claras em neve e mexa com cuidado até incorporar tudo. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e misture.


Transfira para a forma previamente preparada. Asse por 25-30 minutos até dourar de leve. Enquanto isso, pegue a goiabada e derreta-a em banho-maria e reserve. Prepare um pano de prato sobre uma mesa e polvilhe uma fina camada de açúcar. Retire do forno o bolo, e desenforme sobre o pano de prato, é só girar a assadeira num movimento rápido. Espalhe o recheio e enrole com a ajuda do pano de prato. Deixe o rocambole enroladinho bem apertadinho no pano de prato e leve à geladeira por umas 6 horas ou de um dia para o outro.


Quando tirar o pano de prato, polvilhe com açúcar por cima.


Fica uma delícia.... Ah, minha velha infância...

2 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Isso também já deu briga em casa,rsrsrsrs. Eles sempre acham que é pequeno demais pra gulodice dos dois!!!Escuta aí, vc é casada? To tentando casar os dois, mas tá difícil! Eles só querem vida boa,hehehe. Bjs

Anônimo disse...

Nossa mãe, que delícia que deve ficar este rocambole. Receita anotada e em breve colocarei em prática. Bjs.
Janeisa

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!