terça-feira, 31 de março de 2009

Macarrão Bolonhesa e Sua História

Bolonha é uma comuna italiana, situada na região de Emília-Romanha (da qual é capital), que é conhecida pela Macarronada a Bolonhesa, seu prato mais consumido.


Contarei brevemente a história:


A cidade foi originalmente fundada por Etruscos, mas começou a ficar significativa quando pertencia ao Império Romano, o qual lhe deu o nome de Bolonha. Neste período, essa cidade era uma grande fornecedora de uvas e vinhos para os generais romanos, o que era bastante comum.


Após sérias crises financeiras, o ânimo da cidade estava baixo, quando o grande inventor da cidade, Giglielmo Marconi, disponibilizou um dispositivo para ser usado em mensagens de socorro, o qual ficou conhecido como rádio. Este é sem dúvida o grande orgulho da cidade.


Alguns anos mais tarde, o mesmo Marconi inventou um tipo de molho muito bom, o qual foi utilizado, principalmente, para a macarronada.


Por esses dois feitos, Marconi foi contemplado como herói de Bolonha. Desde então, todas as instituições públicas, ou levam o nome de Guglielmo ou o nome de Bolonha.


Vamos à receita! Tome nota!

Ingredientes: 1 pacote de tagliarini, 1 colher (sobremesa) de sal, 1 dente de alho amassado, 5 litros de água, quanto baste de óleo de girassol.


Molho: 1/2 kg de patinho moído, 1 cebola picada, 3 dentes de alho amassados, 2 tomates picados, 1 folha de louro, quanto baste de óleo de girassol para refogar, 1 colher (sobremesa) de sal, 1 colher (sobremesa) de colorífico.


Preparo: Em uma panela grande coloque água com uma pitada de sal e um fio de óleo. Quando começar a ferver, coloque a massa aos poucos e mexa de vez em quando para não grudar. Deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até que a massa fique macia.


Para o molho, ponha os ingredientes para refogar junto com a carne por uns 5 a 8 minutos. Sirva imediatamente sobre a massa. Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado na hora.


Fica divino e rende 4 porções bem servidas!!!!
Buon a petit!!!

7 comentários:

Lúcia disse...

Olha, nunca fiz da maneira q vc descreve, juntando tudo de uma fez e colocando para refogar, vou tentar! bjo

Gina disse...

Ahá! Gostei desse tal de Guglielmo! Até hoje a gente aproveita a delícia que ele inventou.
Beijos.

Adriana disse...

Bolg também é cultura ,eu não sabia disto!

A recita é otima!

Wlady disse...

Todos lá em casa gostam muito!
Primeiro refogo a carne, sem o sal porque me ensinaram que o sal é que faz a carne soltar água, coloco o sal no final, quando a carne está pronta.
bjk

Lourdes Sabioni disse...

É um molho delicioso e a história é da hora...vou contá-la da próxima vez que for servir o macarrão ou o nhoque com este molho. Danadinha!!! Bjs

Anônimo disse...

çj

Anônimo disse...

ok,hoje em sala de aula surgiu um comentário: o que é Bolonha? Porque o termo "à bolonhesa?" Pesquisando encontrei esse blog, gostei do q encontrei! Abraço. Arte.

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!