quinta-feira, 26 de março de 2009

Bolinhos de Bacalhau

Bolinho de bacalhau é um quitute que raramente falta aqui em casa. Estava sentindo falta da receita que mais gosto, então decidi postá-la hoje!!!

Tome nota!

Ingredientes: 250 g de bacalhau, 250 g de batata, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 3 colheres (sopa) de azeite, 1 xícara (chá) de farinha de rosca, ½ xícara (chá) de salsa picada, 1l de óleo, papel toalha, o quanto baste sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: Coloque o bacalhau dentro de uma tigela com bastante água. Troque a água da tigela de 1 em 1 hora, durante 5 horas.

Pique os ingredientes pedidos na receita. Descasque as batatas, corte-as em pedaços médios e coloque numa panela com água. Leve ao fogo alto. Quando ferver, conte 15 minutos e desligue. Escorra a água e coloque as batatas num prato grande. Deixe descansar por 5 minutos para o excesso de água evaporar.

Retire o bacalhau da tigela e coloque dentro de uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, conte 5 minutos e desligue. Deixe esfriar. Enquanto o bacalhau esfria, passa as batatas pelo espremedor, ou desmanche com uma colher de pau para formar um purê. Quando o bacalhau estiver frio desfie-o com as mãos. Leve uma panela ao fogo, junte o azeite e deixe esquentar. Adicione a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos. Coloque o bacalhau desfiado na panela e misture muito bem. Cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha.

Coloque a farinha de rosca num prato grande. Faça bolinhas com a massa de bacalhau, do tamanho que quiser. Empane com a farinha de rosca cobrindo bem cada bolinha na farinha.

Coloque o óleo numa panela e leve ao fogo para esquentar. Para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela e assim que ascender está pronto. Retire o palito de dentro da panela e coloque alguns bolinhos para fritar.

Quando os bolinhos estiverem bem dourados retire da panela com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para escorrer a gordura. Sirva bem quente.

DICA: Não encha demais a panela, pois os bolinhos podem grudar. Faça por etapas.

4 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Esses bolinhos com uma cervejinha bem gelada...sou suspeita porque como sem parar!!!Bjs

Wlady disse...

Oiiii!
Amo bolinho de bacalhau, ou melhor, amo bacalhau!
arrasou como sempre!
bjk

Marlene disse...

Grazy amei a receita e as dicas bolinhos de bacalhau parecem simples de fazer, mas é necessário técnica em todas as etapas. A receita tá perfeita adorei!
Beijos

Gina disse...

Bolinhos de bacalhau são os melhores salgadinhos fritos. Aliás, com bacalhau tudo fica maravilhoso.
Beijos.

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!