sexta-feira, 13 de março de 2009

Cupcakes de Veludo Vermelho

Em comemoração às 1000 visitas de vocês ao Blog Delírios Gourmet, posto aqui uma receita especialíssima de Cupcakes de Veludo Vermelho!
O bolo de veludo vermelho nada mais é do que um bolo de cacau, tingido de vermelho bem forte. Fica lindo, é uma delícia e rende de 25 a 30 cupcakes!!!
Tome nota!
Ingredientes da massa: 3 xícaras de farinha de trigo, 180g de manteiga (temperatura ambiente), 2 1/2 xícaras de açúcar, 1 1/2 xícara de creme de leite, 3 ovos, 1 colher de chá de sal, Corante vermelho (por volta de 5 colheres de sopa, quase uma embalagem inteira), 2 colheres de sopa de cacau em pó, 2 colheres de chá de essência de baunilha, 1 colher de chá de vinagre branco, 1 colher de chá de bicabornato e forminhas de papel para cupcake.
Ingredientes do Fondant: 4 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro, 8 colheres de sopa de leite, 2 colheres de sobremesa de manteiga e cerejas para enfeitar.
Preparo da massa: O primeiro passo é bater a manteiga e o açúcar. Bem batido. Depois, juntar os ovos, um a um. A massa vai ficar bem bonita. Agora vem a parte divertida: juntar o sal, o creme de leite, o cacau e, então, o corante.
Dica: O corante deve ser adicionado aos poucos até ficar com uma cor vermelha parecida com a cor de telhas. Relaxe, pois o bolo escurece quando assa!
Hora de fazer alquimia: em uma pequena vasilha, junte o vinagre e o bicarbonato. Misture enquanto espuma, BEM misturado, e junte na massa. Por último a farinha, aos poucos, com a batedeira em velocidade média.
A massa fica bem bonita. É só distribuir nas forminhas, lembrando que você deve encher somente 2/3 da forminha.
Assa em mais ou menos 15 minutos, dependendo do forno.
Preparo do Fondant: Junte tudo em banho-maria e misture até ficar grossinho e brilhante. Você vai precisar lidar com ele ainda quente, senão fica duro.
Primeiro, passe por todos os bolinhos colocando só um pouquinho. Depois, volte ao primeiro e siga a mesma ordem dando uma "segunda mão". O fondant vai escorrer por cima do que foi colocado antes e ficará lindo!!!
Pra terminar, é só enfeitar com uma cereja, que pode ser em calda ou mesmo natural.
Obrigada por sua visita! Volte sempre!!!!

2 comentários:

Anna disse...

JÁ salvei a receita para fazer, parece ótima.
Beijos

Edilia disse...

Lindo,perfeito,deve ser muito bom.Anotei a receita que esta eu vou fazer para ver como fica.
Edilia

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!