quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vocês por acaso já comeram cuzcuz de milho?

Pois é, minha gente... isso é receita de família baiana. Quem fazia muito era minha vovó Nonô... e como era bom o lanche na casa da vovó! O da foto aí do lado é só o que sobrou pra eu conseguir bater a foto! :)

Esse cuzcuz é muito gostoso e facinho de ser preparado. O primeiro passo é comprar um cuzcuzeiro.

Coloque cerca de 4 dedinhos de água dentro do cuzcuzeiro, pois o cuzcuz será cozido em banho-maria. Não pode encher muito o recipiente, pois durante a fervura corre-se o risco da água subir e encostar no cuzcuz, estragando toda a receita, ok?

Ingredientes: farinha de milho fina, farinha de mandioca fina, 1 pitada (média) de sal e 3 dedos de água.

Preparo: Junte a farinha de milho e de mandioca, e penere. Após peneiradas essas farinhas, junte o sal e a água bem aos poucos e vá esfregando com as mãos até sentir que a água toda está uniforme nessas misturas. Quando estiver tudo ok, vá colocando no cuzcuzeiro aos poucos. Após toda a mistura já colocada, com uma colher, aperte levemente sobre o cuzcuzeiro para que a mistura toda fique assentada.

Ligue o fogo e deixe cozinhar até começar a sentir o cheiro do fubá cozido. Isso leva em torno de 20 ou 30 minutinhos, dependendo do fogo.

DICA: Fique ligada no barulhinho da água fervendo, pois geralmente a água ferve muito rápido e seca, o que gera o queimado e todo o seu trabalho terá sido em vão.

O melhor de tudo, depois de pronto é servir com uma camada de margarina ou ovo frito com gema mole por cima do cuzcuz. Prepare um café fresco e se delicie!!!

Buon apetit!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!