terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gastronomia no Brasil

Desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje, teve muitos povos que vindo para o Brasil trouxeram muito de suas crenças, culturas e hábitos, que de certa forma misturaram com a nossa cultura. Essa cultura onde a gastronomia faz parte. Desse modo cada imigrante que veio para o nosso país trouxe sua preferência alimentar. Portanto a gastronomia brasileira se deve a influência de vários povos.

Os alemães foram os primeiros a vir fundar colônias no sul do país, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, e também no Espírito Santo. O alemão não trouxe só a influência, mas um reforço de certas espécies que foram utilizados pelos portugueses, como a cerveja e as carnes salgadas e defumadas.

Entre 1860 e 1890 desembarcaram 974 mil italianos no Brasil e também trouxeram um gosto especial pelas massas com farinha de trigo, com os molhos densos e condimentos. Ninguém conseguiu mudar a alimentação italiana que acabou participando e muito da gastronomia brasileira.

Toda culinária nacional é formada por cozinhas regionais. No Brasil as influências foram muitas. A partir delas apareceram adaptações e variações. Como a cozinha sertaneja, nordestina, caipira, tropeira, mineira, gaúcha, da fazenda e outras. Hoje se tem uma nova era de pesquisa devido à atenção sobre a origem dos pratos, aos ingredientes e a evolução das receitas.

Não podemos esquecer que a revolução industrial nos trouxe avanços tecnológicos como: fogão a gás, a pasteurização, a refrigeração, e a luz elétrica. Com a luz elétrica os jantares começaram a ser servido mais tarde sendo assim criado na Inglaterra o chá das cinco, sendo mais uma refeição.A gastronomia é uma das artes mais antigas e sua principal matéria-prima são os alimentos. Ela esta cada vez mais apurada, pois o consumidor está também cada vez mais exigente, tem o paladar mais apurado e querendo conhecer o sabor dos alimentos e seu visual mais aprimorado, tendo assim um prazer maior na arte de comer bem.

Então, a dica é preparar todos os alimentos sempre com um carinho especial, pois o cliente sentindo uma sabor que agrade, voltará sempre!

Um comentário:

[AMANDA] disse...

Hmmm...que delícia de blog.
E é isso mesmo, com capricho e MUUITO amor a gente vai longe.
beijinhos

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!