Gente!!! Esse pudim de claras é perfeito! Além de fácil e gostosíssimo, serve muito bem como sobremesa de festas de final de ano.
Para o caramelo, você precisará de 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água.
Numa panela, coloque a água e o açúcar e mexa até dissolver. Leve ao fogo alto para caramelizar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo. Numa fôrma de pudim (com furo no meio), despeje o caramelo e, girando a fôrma, espalhe nas laterais. Reserve.
Para o pudim, você precisará de 8 claras e de 16 colheres (sopa) de açúcar. Mas, por favor, não despreze as gemas, pois você poderá usá-las para fazer um maravilhoso quindim, que mais adiante postarei a receita aqui!
Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez, deixando escorrer para ela apenas a clara. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Adicione o açúcar aos poucos, batendo entre cada adição. Ao final, bata por mais 5 minutos. O suspiro deve ficar bem firme.
Transfira o suspiro para a fôrma caramelada.
Leve uma assadeira ao forno, regue com um pouco de água fervente, coloque a fôrma no centro e deixe assar por cerca de 30 minutos. O pudim deve ficar dourado por cima.
Retire do forno e deixe esfriar um pouco para desenformar (se ainda estiver quente, poderá quebrar, e, se ficar muito gelado, poderá não soltar da fôrma). Coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Levante a fôrma delicadamente para o pudim se soltar aos poucos.
Depois disso, leve à geladeira por 2 horas e parta para o abraço!
Coma sem culpa, pois como sobremesa de Natal ou Ano Novo POOOODE!!! rsrs
Bjks!
3 comentários:
Grazy,
futuquei tudo e me encantei com as dicas e receitas que encontrei aqui.
Tá lindo, parabéns.
Bjim
Olá Karla!!!! Venha mesmo mais vezes. Deixei um recadinho no seu blog! Bjus!
deixo aki tb a dica: com as oito gemas e a mesma quantidade de açúcar, já dá para fazer fios de ovos. q serve como bonitinhos enfeites para tortas e afins.
bjs grazy. amei seu blog.
Postar um comentário
Dê o seu pitaco à vontade!