quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PRO TESTE quer impedir fabricação de molhos

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pró-Teste, analisou trinta marcas de molhos de tomate industrializados. Dessas marcas, apenas oito são recomendadas ao consumo pela Pró-Teste.

Dos enlatados, o Jurema Salsatelli foi apontado como o melhor do teste. Já o Cepera foi classificado como a escolha certa, o que significa melhor relação custo x benefício. Os outros cinco avaliados positivamente foram: Knorr-Cica Pomarola, Sendas, Great Value, Luppini Pronto e Fugini.


Entre os molhos de caixinha, somente um é recomendado: Knorr-Cica, Pomarola, considerado como a escolha certa e o melhor do teste. Durante o teste, foram encontrados pêlos de roedores em duas marcas: Tomatino (em lata) e Arisco Tarantella (em caixa ). Em dezesseis molhos foram encontrados fragmentos de insetos e larvas e, em alguns casos, o bicho foi encontrado inteiro..


NÃO COMPRAR: Big, Carrefour, Cirio, Etti Salsareti, Mais por Menos, Olé, Peixe Tomatelli, Tomatento, Predilecta (todos em lata), Etti Salsaretti, Olé, Palmeiron, Parmalat, Peixe ,Tomatelli, Quero e Tomatino (em caixa). Além disso, foi realizada uma avaliação para determinar possíveis contaminações que o produto pode sofrer.


As marcas foram submetidas a temperaturas ideais para o desenvolvimento de microorganismos. Cinco delas produziram gás e estufaram: Comprebem, Extra, Predilecta, Quero Marinara e Tradelli. As marcas que representam risco à saúde: Comprebem, Extra, Quero Marinara, Predilecta, Tradelli e Tomatino (todos em lata) e Arisco Tarantella (em caixinha)

A Pró-Teste já entrou com ações nos Fóruns Central e do Jabaquara, em São Paulo, pedindo para tirar de circulação os produtos reprovados. O intuito é que haja a busca e a apreensão desses molhos de tomate nos supermercados da Companhia Brasileira de Distribuição (Extra e Pão de Açúcar), Carrefour e Wal-Mart (Big), conforme solicitado nas ações.

Confirme esta notícia no site da Pró-Teste: http://www.proteste.org.br/map/src/436351.htm

5 comentários:

Anônimo disse...

Oiii Grazi, obrigada por seguir o receitinhas...

Eu assinei a pro teste por alguns anos...mas lendo o seu post fiquei horroizada com o que encontraram nos molhos...ui ui...temos que estar sempre bem informados...

Bjinnhus e mais uma vez obrigada...

Unknown disse...

Amiga, obrigada pela dica. Eu acho melhor não comprar mais nenhum. Vou fazer em casa mesmo o meu molho de tomate.

Mil beijos

Anônimo disse...

Não precisavam nem multar, afinal os caras sempre recorrem das multas e vencem. Deviam é obrigar os diretores e donos dessas empresas a comer seus próprios produtos, na frente de todo mundo!

Neyma disse...

Ola Grazi querida,
Adorei vc ter adicionado o Vó Mindoca para acompanhar! Obrigada!
Vim retribuir a visita! Achei ótimo este teste pois consumimos sem saber a qualidade dos produtos.
Muitos beijinhos

Neyma disse...

Oi Grazi,
Sou eu de novo. Não sei se viu no meu blog sobre o encontro que faremos no Forte Copacabana, para receber a amiga Gina, que veio de Curitiba visitar o Rio de janeiro. Será na terça-feira, dia 10/02 as 17:00h. Seria muito bom se pudesse ir.
Beijinhos

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!