sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A pizza e sua fama

Essa foto aí diz muitas coisas numa sexta-feira no Rio de Janeiro, com um calor de rachar!!!

Porém... como estou faminta e maridão fez a gentileza de pedir a pizza em casa, ao invés de eu ter que fazê-la (o que para mim é um momento de descanso após um loooongo dia de trabalho), postarei aqui uma breve história sobre o surgimento das pizzas.

Antiguidade

Em Nápoles, num verão por volta do fim de 1800, a Rainha Margherita de Sabóia morava com a sua família no parque de Capodimonte. Ela ouvira falar muito sobre a pizza e decidiu experimentá-la. O pizzaiolo local foi convocado e serviu-lhe pizza com um recheio que acabara de inventar. Daquela época em diante, a pizza de molho de tomate, queijo, mozarela e manjericão fresco é conhecida como Pizza Margherita.

Até aquela época, a pizza era vendida nas ruas para as pessoas do povo no café da manhã, almoço e jantar. Era assada em uma fôrma grande, no forno do padeiro, e cortada em fatias, com um recheio simples de cogumelos e anchovas.

É sobretudo entre os séculos 18 e 19 que a pizza impõem-se como o prato preferido do povo napolitano, tornando-se parte integrante da tradição culinária e símbolo da cidade de Nápoles.

Atualidade

A pizza chegou ao Brasil por São Paulo, também pelas mãos dos primeiros imigrantes italianos que, no final do século 19, desembarcaram no porto de Santos. Chegou e ficou.

O bairro paulistano do Brás foi o berço das primeiras pizzarias do Brasil. Acredita-se que o primeiro pizzaiolo estabelecido na cidade de São Paulo tenha sido o napolitano Carmino Corvino, o Dom Carmeniélo, dono da já extinta Cantina Santa Genoveva, instalada na esquina da Avenida Rangel Pestana com a Rua Monsenhor Anacleto, inaugurada em 1910.

A mais antiga pizzaria ainda em funcionamento, a Castelões, foi fundada em 1924 e mantém em seu cardápio, até hoje, as mesmas pizzas com borda alta e massa grossa dos primeiros tempos.

A partir dos anos 50, as pizzarias se disseminaram por todo o Brasil e a pizza é, hoje, consumida de Norte a Sul do país, já fazendo parte do cardápio tradicional dos paulistanos, paulistas e da maioria dos brasileiros.

Dia da Pizza

Desde 1985, em São Paulo, o dia 10 de julho é o Dia da Pizza. A data foi instituída pelo, então, secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da Pizza.

E aí? Quer um pedaço???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!