sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Linhaça: um poderoso alimento

Essa antiga semente já teve várias funções ao longo do tempo: foi usada em mumificações no Egito, em tratamento de feridas, em rituais religiosos e ainda como alimento. Mas, hoje já se sabe que é um importante alimento funcional, capaz de prevenir doenças.

Sua casca é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Entre as substâncias que compõem a linhaça, destacam-se a vitamina E, (que ajuda no bom funcionamento das células, combatendo o envelhecimento e as doenças degenerativas); o ômega-3 e o ômega-6 (que protegem o coração e atuam como agente antiinflamatório e regenerador celular); e a lignana, substância conhecida como fitoestrógeno, porque praticamente faz o papel do estrogênio.

Cuidados e dicas para consumo

A pesquisadora canadense Lilian Thompson ressalta que o alimento só deve ser usado no tratamento do câncer sob rigoroso acompanhamento médico porque seu excesso pode prejudicar a membrana das células. A dose segura para consumo adulto é de uma colher de sopa diária.

Para evitar os antinutricionais é preciso deixar as sementes germinarem. Assim, todas as substâncias que servem para defender e preservar a integridade das sementes se transformam em agentes de propulsão e crescimento e o alimento é maximizado. Isso é mais importante ainda quando se trata de consumo terapêutico. Para ingerir as sementes cruas e previamente germinadas, deve-se colocá-las de molho (cerca de 8 horas) em água filtrada (umidade) durante a noite (escurinho), numa simulação do solo.

Uma boa dica é preparar sucos desintoxicantes, deixando de molho 1 colher de sopa da semente em ½ copo de água filtrada que juntos devem ser batidos com a fruta de preferência, no liquidificador.

Não existe diferença nutricional significativa entre a linhaça marrom e a dourada. A marrom, que é mais fácil de ser encontrada no Brasil, leva vantagem em termos de ômega-3.

Para desfrutar tudo que a linhaça tem de bom, a dica é triturá-la e consumi-la de imediato. Caso contrário, a farinha obtida se oxida rapidamente, não servindo mais para o consumo humano. O correto é comprar a linhaça crua, fresca e inteira para germinar e triturar no dia-a-dia, ingerindo-a com outros alimentos crus, pois misturada aos alimentos cozidos, ela pode provocar gases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!