sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Vinagre na cozinha

Quando pensamos em cozinhar, o vinagre tem mais funções do que apenas aparecer como ingrediente em receitas. Ele pode realizar truques para melhorar o sabor, conservar os alimentos, ocupar o lugar de ingredientes ausentes e até mesmo melhorar a aparência da comida.

Esse ingrediente pode evitar estrago e salvar o desastre ocasional na cozinha. Na realidade, se você adicionar uma gota aqui e outra ali durante o processo de preparação, o vinagre poderá alterar toda a personalidade de certos alimentos. Neste artigo mostraremos muitas maneiras de incorporar o vinagre na cozinha.

Condimentos: ao chegar ao final de um frasco de ketchup, adicione um pouco de vinagre e chacoalhe para que o ketchup dure mais. Essa técnica funcionará para outros condimentos também.

Ovos: ainda é possível cozinhar um ovo quebrado adicionando uma colher de sopa de vinagre na água fervendo. O vinagre evitará que a clara escape.

Peixe e frutos do mar: adicione uma colher de sopa ou mais de vinagre ao fritar ou ferver peixe para reduzir o gosto e o cheiro fortes e manter a carne macia. Dê ao camarão e ao peixe enlatado um gosto de peixe fresco cobrindo-os de vinho xerez e adicionando duas colheres de sopa de vinagre. Deixe descansar durante 15 minutos e, em seguida, prepare conforme desejado. Para manter o peixe branco, deixe-o descansar durante 20 minutos em uma mistura de um quarto de água e 2 colheres de sopa de vinagre.

Frutas e legumes: ao cozinhar frutas no bocal do fogão, adicione uma colher cheia de vinagre para melhorar o sabor. Ao fazer purê de batatas, adicione uma colher de sopa de vinagre, depois de ter usado leite suficiente. Isso ajudará a manter as batatas brancas. Amasse-as até a consistência desejada. Em um molho de tomate ou em uma sopa à base de tomate, adicione uma ou duas colheres de sopa de vinagre um pouco antes de concluir o processo de cozimento. Os sabores serão aprimorados.

Carne: acrescente um toque especial a 0,5 kg de hambúrguer adicionando vinagre de vinho de alho e 1/2 colher de sopa de mostarda. Trabalhe bem os ingredientes, antes de transformá-los em um bolo de carne. O conteúdo ácido e o sabor marcante do vinagre o torna um ingrediente excelente para marinado para carne, ave, peixe ou legumes. O vinagre também pode amaciar pedaços duros de carne.

O vinagre é bem útil para fazer assados.

Bicarbonato de sódio: use o vinagre para determinar se o bicarbonato antigo ainda está bom o suficiente para assar. Despeje duas colheres de sopa de vinagre em um pequeno prato e adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Um bom bicarbonato de sódio deve fazer o vinagre espumar significativamente.

Pão: faça com que a casca do pão feito em casa fique com um belo marrom dourado removendo-o do forno um pouco antes do tempo de assar ter sido concluído e passando vinagre. Retorne para o forno para terminar de assar. Você pode ajudar o pão feito em casa a crescer adicionando uma colher de sopa de vinagre para cada 2 1/2 xícaras de farinha da receita. Reduza outros líquidos da receita proporcionalmente.

Suspiro: faça um suspiro mais macio adicionando vinagre às claras dos ovos antes de bater. Para cada 3 claras de ovos da receita, adicione 1/2 colher de chá de vinagre.

Tortas: reduza o sabor extremamente doce das tortas de frutas ou de outras sobremesas adicionando uma colher de chá de vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!