sábado, 17 de janeiro de 2009

Calor e Frutas

O calor chegou e as frutas são uma ótima pedida, já que hidratam, são ricas em vitaminas e fibras e pobres em calorias.

Melancia: Fruta muito refrescante, doce e nutritiva. É rica em caroteno (que é convertida em nosso corpo em vitamina A), licopeno (protege nosso organismo contra o câncer), glutationa (substância com propriedades anti-envelhecimento), vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, contém apenas 30 calorias em 100 gramas.

Melão: A fruta (da mesma família da melancia), também é bastante refrescante, uma vez que contem cerca de 90% em água. Também é fonte de diversas vitaminas e dos minerais cálcio e fósforo. O melão também é um alimento ideal para a manutenção da forma pois também contém apenas 30 calorias em 100 gramas, além de propriedades laxantes e calmantes.

Caju: constituído por duas partes: a castanha e a parte carnosa, ou pseudo-fruto que é muito consumido no Brasil na forma de sucos. Seu valor em vitamina C é maior que o da laranja, sendo rico também em ferro e niacina. 1 unidade de 60 gramas fornece cerca de 27 calorias, porém o suco geralmente fornece mais calorias por ser adoçado e menos fibras por ser coado. Por isto sempre prefira a fruta in natura ao suco.

Manga: o fruto da mangueira contém mais calorias do que as citadas acima, uma vez que é mais rica em açúcares. Porém também é rica em vitaminas, minerais e fibras. Meia manga fornece cerca de 100 calorias com mais qualidade nutricional que um sorvete ou as guloseimas típicas vendidas nas praias e nos clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!