Trata-se de um cereal de nome curioso, quase ignorado por metade do mundo, sumariamente desconhecido no Brasil, mas que nasceu e foi largamente usado como alimento desde a Antiguidade. O farro, chamado em alguns países também de “emmer”, volta agora a ter suas diversas qualidades apreciadas por amantes da cozinha natural.
Em países como Estados Unidos e Itália, ele já é considerado a última tendência culinária. O farro, um parente próximo do trigo (chamado cientificamente de Triticum dicoccum) vem sendo usado de todas as formas, seja moído ou em grãos, misturado a saladas, sopas e na confecção de massas de pizza, pão e macarrão.
Apesar de ser muito utilizado e ter grande importância nutricional, o farro caiu no esquecimento logo após a queda do Império Romano. Lavradores encontraram cereais mais produtivos e fáceis de cultivar, e o uso do farro entrou em declínio.
No Brasil, o farro já começa a ser vendido em empórios e lojas de produtos culinários importados. Ao natural, ele tem coloração marrom-clara parecida com a do trigo grano duro (sendo que o diferencial entre um e outro é a casca, que adere ao grão do farro durante a colheita, como ocorre com a cevada e com a aveia). O mais comum, no entanto, é encontrar o farro já na forma de massas importadas embaladas.
Dar uma chance ao farro e experimentar, agora, é quase uma obrigação histórica!
5 comentários:
Adorei a dica, comecei nessa semana um curso sobre alimentação natural, vou experimentar o Farro...será que o encontro aqui nos em Mogi Mirim?
Vou procurar depois te conto, ok
adorei seu blog, vou segui-lo...
beijosss
Oiiies...por isso que gosto dessa vida de blogueira...to sempre aprendendo...nunca tinha ouvido falr em farro...mas vou procurar saber mais...obrigada pela dica.
Bjinhus
Não conhecia e adorei saber, parabéns pelo blog, bjs.
Grazy, esse não conheço. Aliás, adoro descobrir coisas novas.
Bjs.
Oi, Grazy! Nossaaa, nunca ouvi falar!!! Valeu por compartilhar! Bjins
Postar um comentário
Dê o seu pitaco à vontade!