terça-feira, 28 de julho de 2009

Escondidinho de Soja

Comprei proteína de soja texturizada (PVT) para tentar mudar um pouco os meus hábitos alimentares. E nem conto pra vocês uma linda novidade. É que também estou conseguindo mudar ou (digamos) melhorar a alimentação do marido e da filhota! Além de não mais consumirmos quase nada de fritura, também agora o povo aqui gostou e muito da soja, coisa que antes era surreal de acontecer!!! Fiquei tão feliz que já comprei dois outros pacotes de PVT! hehehe:)


Bem, após preparar um macarrão com molho bolonhesa de soja e todos gostarem achando que estavam comendo carne moída (risos), tratei de providenciar um prato ainda mais simples e saboroso com a soja. E fiz o escondidinho sem comentar com ninguém que tratava-se da dita... todos comeram e acharam bom demais e quando acabaram eu contei. Todos se olharam, riram e disseram: "Estava delicioso! Nem parece soja!"... E eu aqui, feliz, feliz....


Tome nota!


Ingredientes: 1 xícara de PVT escura, 1/2 tomate e 1/2 cebola bem picadinhos, 1 dente de alho socado, 2 colheres de sopa de molho de tomate, orégano, sal e um fiozinho de azeite, 3 batatas médias, 1 colher de sopa de margarina, 3 dedos de copo de leite e queijo ralado para polvilhar.


Preparo: Comecei hidratando a soja. Como se faz? Encha uma panela média de água e deixe ferver; quando levantar fervura coloque a xícara de soja dentro e deixe fervendo por uns 8 minutinhos. Escorra como um macarrão, mas esprema bem para sair toda a água da soja; a essa altura ela já estará bem parecida com carne moída já cozida (pela cor escura!); reserve. Em outra panela coloque: sal, alho esmagado, azeite, cebola e tomate bem picados, molho de tomate, orégano e deixe ferver e coloque a soja. Mexa bastante e deixe cozinhar uns 4 minutos. Desligue o forno e reserve.


Para o purê, coloque as batatas para cozinhar sem a casca. Depois de bem molinhas, passe-as pelo espremedor, junte a margarina e o leite e acerte o sal. Leve ao fogo brando para cozinhar. O purê fica pronto quando descolar do fundo da panela. Em uma travessa coloque a soja e depois o purê por cima bem arrumadinho e cubra com queijo ralado. Leve ao fogo só para dourar e sirva!


Ficou delicioso e eu servi com uma salada verde!

12 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Hum, delícia!
Será que dá para adaptar e fazer de frango?
Beijos.

angela disse...

tambem gostaria de consumir mais soja.bjs

Fernanda Barradas disse...

Olá, bom dia
eu gosto muito de soja... e este prato parece-me muito bem, vou exprementar.
beijihno
fernanda

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

A unica coisa de soja que consumo é mesmo a manteiga, iogurtes detesto mas nunca experimentei texturizada.. acho que vou experimentar..
beijinhos

Neyma disse...

Grazy querida,
Adorei a ideia!! De soja ainda não tinha visto!! Deve ter ficado muito bom!
beijinhos

Bruna Miranda disse...

Olá Grazzy!!
tbm ando fazendo mudanças aki em casa, ja testei até hamburguer e todos gostaram,tenho algumas idéias que se vc quiser posso te passar com maior carinho,adorei a sua e ja vai pro caderninho pra o almoço de amanhã. bjusss!!!

Lourdes Sabioni disse...

Eu queria fazer isso também...será que consigo? Até vou tentar...Bjs

Fla disse...

Que idéia boa Grazy.
Eu adoro PVT.
Beijos
Fla

Anna disse...

Adorei, eu já fazia hamburguer de soja, agora vou ver se fica melhor ainda.
Eu costumo colocar de molho, para tirar o gosto, e você como faz? e quanto tempo?
Beijos

Carolina Andrade disse...

Grazy, esses dias povei uma almondega frita de soja que estava uma delícia. Este escondidinho deve ser também!! Beijocas

Priscila Beneducci disse...

Grazi vc faz muitas receitas com Soja parabens, confesso que algo que preciso aprender a comer e com vc vou com certeza aprender a fazer. Parabens Bj Priscila

Anônimo disse...

muito gostoso!!! aprovado

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!