quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vatapá

Oi gente! Como prometi ontem, o nosso prato de hoje a ser postado é o delicioso Vatapá! Esse é um prato típico da cozinha baiana, cujo preparo inclui camarões frescos inteiros, ou secos e moídos, com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz. A sua consistência é cremosa e é servido frio.

Também é muito famoso no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.
Bem... agora que já explicamos o que é e de onde vem o Vatapá, vamos nos deliciar com essa receita original e que faz um sucesso danado aqui em casa.

Tome nota!

Ingredientes: camarões secos triturados, amendoim torrado e moído, castanha de caju torrada e moída, farinha de trigo, farinha de mandioca, água, caldo da moqueca de peixe (clique aqui), óleo, azeite de dendê, leite de côco e sal.

Preparo: Misture os camarões secos, o amendoim e a castanha na farinha de mandioca e bata bem no liquidificador para triturar bem. Depois, misture essa farinha com a farinha de trigo e junte água para formar um mingau cremoso. Junte esse mingau ao caldo da moqueca de peixe; coloque o óleo e acerte o sal, se necessário, e leve ao fogo brando para cozinhar. É importante que não pare de mexer a panela para que não empelote. Mexa bastante até ir desgrudando e adicione o leite de côco e o azeite de dendê. Mexa bem e despeje o preparado em um tabuleiro grande e por cima, coloque mais um pouco de azeite de dendê. Sirva frio.

PASSO 1:


PASSO 2:


PASSO 3:



Aqui em casa foi servido o vatapá, a moqueca de peixe, arroz branco e salada verde, acompanhado de um delicioso vinho branco.


Espero que todos tenham gostado da receita e das fotos. Amanhã teremos mais novidades deliciosas!!!

Participe do blog, deixando o seu comentário!

4 comentários:

Fla disse...

Nossa, que chique isso, nunca comi mas deve ser bem bom.
Bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ta ai uma coisa que ainda não provei na vida... mas não faltará oportunidade... hehehehehehe

bjssssssssssss

Daniana Bittencourt disse...

Vou te ser sincera: Não como vatapá puro, só com acarajé. Mas o seu tá com uma cara ótima.
Abraço, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

ELIANE TAVEIRA disse...

Amei sua receita... Vatapá é bom demais!!!

Bjos,

Eliane

http://receitaserecipestop.blogspot.com

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!