terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Árvore de Natal

Além do "presépio" é costume utilizar no tempo de natal a "Árvore de Natal". Vejamos alguns de seus elementos que podem nos ajudar a aprofundar no mistério do Natal (nascimento).



A ÁRVORE nos traz à memória a árvore do Paraíso (cf. Gn 2, 9 – 17) de cujo fruto comeram Adão e Eva desobedecendo a Deus. A árvore então nos lembra a origem de nossa desgraça: o pecado. E nos recorda que o menino vai nascer de Santa Maria é o Messias prometido que vem a nos trazer o dom da reconciliação.



AS LUZES nos recordam que o Senhor Jesus é a luz do mundo que ilumina nossas vidas, nos tirando das trevas do pecado e nos guiando em nosso peregrinar para a Casa do Pai.



A ESTRELA. Assim como no Presépio há dois mil um anos uma estrela se deteve sobre o lugar onde estava o menino Jesus, com a Maria sua Mãe, causando este acontecimento uma grande alegria nos Reis Magos (ver MT 2, 9 – 10). Hoje uma estrela coroa nossa árvore nos recordando que o acontecimento do nascimento de Jesus trouxe a verdadeira alegria a nossas vidas.



OS PRESENTES colocados aos pés da árvore simbolizam aqueles dons com os que os reis magos adoraram ao Menino Deus. Além disso nos recordam que tanto amou Deus Pai ao mundo que entregou (como um presente) seu único filho para que todo o que nele crer tenha eterna.

Confesso a todos que sempre comemorei o Natal rezando bastante e aproveitando as comidas e a companhia das pessoas lindas que sempre me cercaram mas não conhecia os significados de cada elemento. E achei lindíssimo! Por isso, resolvi repassar a vocês!



Um grande bj!

5 comentários:

angela disse...

adorei ler es postagem. bjs

Bruna Miranda disse...

realmente o natal nos emociona é sempre um momento de paz.Cristo é o maior e melhor presente que recebemos,a Graça de Deus é infinita e isso é que deve ser lembrado seeeeempre,Deus nos DEU seu ÚNICO filho,é o amor de Deus sem par.xero linda e obg por passar lá no meu pedaço.

Fla disse...

Óia não sabia de todos esses significados não.
Adorei.
Beijossssss

Anna disse...

Muito bom saber o significado do Natal, adorei.
Beijos

Ypsilon Yvone disse...

adoro todos os sgnificados e hoje o Natal está entre as minhas festas mais esperadas. Porém, com o passar dos anos tenho tentado adaptar certas tradições mais à realidade brasileira. Natal sob um calor de 40 graus regados à castanhas, luzes, velas e vermelho... não ha cristão que não derreta.
bjus

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!