Apreciado e amplamente consumido o café faz parte da alimentação brasileira. Puro, com leite, de manhã, à tarde, com sorvete, no bolo, o café está no topo dos alimentos mais consumidos mundialmente.
Além da cafeína, o café possui outras substâncias que fizeram dele um alimento nutracêutico, ou seja, nutricional e farmacêutico. É isso mesmo! Ele possui, potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Mesmo tendo todas as substâncias minimizadas após a tostagem dos grãos, ainda assim, tem valores nutricionais importantes se consumido com moderação!
Uma das ações da cafeína se dá sobre os quadros de depressão. E, nesse sentido, o café parece ser um importante aliado no combate à doença, pois seus nutrientes dão a quem o consome uma dose extra de ânimo e disposição.
É comum que pessoas que tomam uma dose diária de café relatem dor de cabeça e irritabilidade se deixam de consumí-lo por um determinado período. Isso porque a cafeína causa dependência física. Também há indícios de que a cafeína reduza a incidência do Mal de Alzheimer, porém estudos nessa direção ainda são experimentais.
A cafeína já foi considerada doping no esporte. Atualmente, a Agência Mundial Antidoping permite seu uso por atletas, que a utilizam através de comprimidos.
A cafeína causa dilatação dos vasos cerebrais, aumentando o fluxo de sangue para a região. É por isso que muitos medicamentos ministrados para dores de cabeça têm em suas composições a cafeína.
É isso! Alguns dados importantes sobre o que consumimos você encontra mais detalhadamente na Revista Viva Saúde, de onde foi retirado todos os dados relatados aqui!
Um beijo a todos os leitores do blog!
Um comentário:
Eu tomo sem culpa alguma!! Amo café!
Beijão
Postar um comentário
Dê o seu pitaco à vontade!