quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tabule de Quinua

Hoje o Delírios Gourmet apresenta uma receita preparada por uma profissional da gastronomia, a Chef Marina Hernandes. Essa receita foi retirada do site Receitáculo. Pelo menos uma vez por mês, será apresentada a todos os visitantes uma receita preparada por um chef de cozinha! Ingredientes: 250 gramas de quinua, 1 unidade de pepino (em cubos), 300 gramas de camarão vermelho (tamanho médio), 12 unidades de tomate-cereja (bem maduros e cortado ao meio), orégano a gosto, ceboulete a gosto, 1 unidade de maracujá (com as sementes), 2 colheres de sopa de açúcar, 1/2 unidade de pimenta de cheiro e broto de alfarroba (para decorar) a gosto.

Preparo: Cozinhe a quinua em água abundante com água e sal por 15 minutos (da mesma forma que se prepara macarrão) e depois escorra. Em uma saladeira, misture o pepino cortado em cubinhos com o tomate cereja, o orégano e a ceboulete picadinha. Tempere com três colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta a gosto. Feito isto, grelhe os camarões rapidamente e reserve. Faça uma redução com a polpa do maracujá, o açúcar e a pimenta de cheiro. Coloque os ingredientes em uma frigideira e cozinhe em fogo baixo. Mexa até a película se desprender da semente e ficar com aspecto brilhante, em ponto de espelho. Leve ao fogo baixo para secar sementes de maracujá bem lavadas e sem resíduos da película. Deixe por 10 minutos. Você terá sementes tostadas com um sabor defumado que pode ser acrescido à salada e outras preparações, como sorvetes, bolos e mousses. E poderá dar uma textura crocante ao tabule. Sirva da seguinte maneira: arrume o tabule, coloque os camarões, acrescente a redução como opção de molho, o broto de alfarroba e salpique as sementes tostadas.

4 comentários:

Sabrina disse...

Olá, curto muito Gastronomia, Moda e Decoração.
=) Seu blog é lindo de viver e as receitas parecem diferentes. As seções também são ótimas!
Bjks

Bianca Ramos disse...

Nossa fico impressionada com a maneira da apresentação do prato...lindo...a receita tbm é muito interessante!!!

Fla disse...

Poxa, bem interessante a receita. É fácil incoporar coisas saudáveis a nossa alimentação, basta a gente quere né?!
Bjs
Fla

Mari disse...

Grazy, adorei essa receita!!! Adoro tabule, e sou louca para fazer algo com quinua, que nunca fiz... que ótima opção, amiga..
Bjão,

Mari

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!