quinta-feira, 25 de junho de 2009

Comidas Típicas de Festa Junina

O mês de Junho está quase terminando e o Delírios Gourmet não poderia deixar de falar sobre Festas Juninas e as comidas típicas dessa festa tão conhecida em nosso país.


Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, onde faziam-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.


Aos poucos a festa foi sendo difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização dos portugueses.


Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, dentre outros. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.


As bebidas típicas da festas juninas são o vinho quente e o quentão. O vinho quente é um tipo de vinho no qual são adicionados cravo e canela. Já o quentão é uma mistura aquecida de aguardente, açúcar, gengibre e especiarias.


As festas juninas são conhecidas como características da igreja Católica Apostólica Romana, por manter culto de veneração a três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro.


E então? O que você acha de trazer até o Delírios Gourmet uma receita típica de festa junina? Estaremos aceitando receitas até o dia 30/06! Mande-me um e-mail com sua receita e foto de sua autoria para: deliriosgourmet@ig.com.br e acompanhe!

Não serão distribuídos prêmios, mas acredito que a troca será bem proveitosa!


Um grande beijo e aguardo a participação de todas!!!!

6 comentários:

Fla disse...

Legal, gostei da idéia.
Esse final de semana vou fazer alguma coisa e fotografar, aí te mando a receitinha.
Beijos
Fla

angela disse...

boa ideia, Grazy

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Grazy!
Festa junina com muita comida gostosa é tudo que há. Isso me remonta a minha infância, lá em Pernambuco, onde o São João é uma festividade forte e aguardada por todos. Eu mesma aguardava ansiosíssima.

Essa sua ideia de receitas vindas das leitoras foi ótima! Não prometo mandar a minha, porque não sou muito talentosa na cozinha, sabe? Mas se eu conseguir algo, mando sim. ;)

Ah!Se estava na hora de eu voltar? Se estava... eu que o diga! :D
Beijos!!!

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Oi!!Grazy.Pode contar comigo...
Beijinhos...

Rose disse...

ooooobba...
vou fazer no findi...e mando na 2ª pra você...
Bjokas!!!

EU MULHER disse...

Amiga, você copiou minha idéia??? O mais engraçado é que é o mesmo assunto?? Que engraçado!!!

Beijos

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!