sábado, 13 de junho de 2009

13 de Junho: Dia de Santo Antônio

Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias. Após uma crise de hidropisia (acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo), Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
Pãezinhos de Santo Antônio Rendimento: 15 porções Ingredientes: 1 kg de farinha de trigo30 gr de sal80 gr de açúcar100 gr de manteiga120 gr de fermento biológico fresco4 unidade(s) de ovo300 ml de leite Preparo: Misture todos os ingredientes e sove bem. Dê forma aos pãezinhos e deixe crescer, até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido a 200 º C, até dourarem.
Para Nunca Faltar Alimento ou Para Arrumar Casamento O pãozinho de Santo Antônio é distribuído todo dia 13 de junho, dia do santo, nas igrejas. Todos eles são bentos pelos padres. Para ter abundância em comida, guarde o pãozinho dentro de lata de arroz o ano inteiro. Para arrumar casamento, é preciso ganhar o pãozinho de alguém da família ou de um (a) amigo (a).

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Gonçalves disse...

Muito divertido o seu blog, mas eu jurava que o santo mais popular era São Jorge.

Edilia disse...

Bonita a vida de santantônio,Gostei de ler sobre ele.
Edilia

Gina disse...

Grazy, descobri ontem que aqui em Curitiba distribuem o bolo de Santo Antônio com uma pequena imagem dentro.
Bjs.

Carolina Andrade disse...

O Santo Antonio nesse dia deve ficar com os ouvidos doendo coitado!! Bonita história. Beijos

Lourdes Sabioni disse...

Que pena que não li antes!!! Senão teria corrido atrás do pãozinho para dar aos meus filhos...quem sabe casariam logo e me deixariam de boa...hehehehe! Bjs

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!