terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fondue de Chocolate

Oi gente, tudo bem?


Quero me desculpar pelo tempinho que o blog ficou sem atualização, mas eu realmente estava numa correria danada. Agora as coisas estão mais calmas e trago para vocês uma deliciosa e diferente receita: FONDUE DE CHOCOLATE!


Isso mesmo gente. Fizemos uma fondue de chocolate e queijo aqui em casa no sábado, dia 03/12, e foi um sucesso! A receita da fondue de queijo, trarei outro dia, ok?

Primeiro, vamos conhecer um pouco mais sobre Fondue?

História da Fondue

Fondue é um prato da origem suíça feito à base de queijo ou chocolate. O mesmo foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, em meio ao rigoroso inverno suíço.

Os camponeses que moravam em regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Assim, começaram a utilizar o queijo (já que eram produtores de leite) como principal ingrediente de uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva. O queijo ficava no fogo e cada camponês mergulhava pedaços de pão no creme de queijo derretido.

Muitas pessoas só conhecem a fondue de chocolate, muito popular no mundo inteiro. Na verdade, este prato começou a se destacar na década de 50, após o chef Conrad Egli, de Nova York, o ter criado para servir de sobremesa.

Embora a fondue tenha sido criada pelos humildes camponeses suíços, é um prato refinado e luxuoso, uma vez que os queijos geralmente possuem preços relativamente caros.

Agora veja a receita. Simples e deliciosa!

Tome nota!!!

Ingredientes: 250g de chocolate ao leite, 125g de chocolate meio amargo, 200g de creme de leite (com soro) e ½ cálice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque.

Preparo: Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura até que esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma não entre em ebulição. No caso de utilização de panela de vidro, você poderá fundir a mistura no microondas, usando potência média por 2min.

Ao servir: Frutas da estação cortadas em cubos; bolos; frutas secas; etc. Espetar os acompanhamnetos com os garfos especiais para Fondue e mergulhar na mistura aquecida. Nós usamos somente frutas: banana, cereja, kiwi, morango e uvas. Ficou divino, gente!!!!

O que você achou dessa receita??? Deixe seu pitaco e curta a nossa fun page!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Grazi! Adoro fondue e sempre que dá eu e marido fazemos em casa. Gostamos mto do de carne e queijo. Bj na família. Alice.

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!