sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06 de janeiro: Dia de Reis!

Oie gente! Tudo bem? Espero que tenham passado muito bem as festanças de final de ano e que este novo ano traga muitas alegrias, esperança de dias melhores, paz, saúde, enfim, tudo o que desejamos para renovar nossos anos de vida!

Hoje é celebrado o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Baltazar, que saiu da África, levou mirra. Gaspar, saiu da Índia levando incenso e, finalmente, Belchior partiu da Europa com ouro, o qual era oferecido apenas aos deuses. Neste dia, também são desmontados todos os enfeites de Natal.

Mas o dia de hoje é festejado com uma iguaria deliciosa: estou falando da galette des rois. Trata-se de uma deliciosa torta de massa folhada e creme de amêndoas... e uma surpresinha dentro! Isso! Dentro do bolo é colocado um bonequinho dos reis magos e quem comer a fatia em que o bonequinho estiver, no próximo ano terá que preparar essa deliciosa torta!


Apesar de nunca ter feito essa torta, achei prática e prometo tentar fazê-la assim que possível, mesmo que janeiro já tenha terminado! Digo isso porque essa torta deve ser comida durante todo o mês! :) (nem gostei....rsrs)

Segue a receita! Tome nota!


Para a galette: 500 g de massa folheada, 200 g de creme de amêndoas, 1 ovo, 1 fava e 1 coroa de papelão dourada.


Para o creme de amêndoas: 100 g de manteiga, 100 g de açúcar, 100 g de amêndoas em pó, 25 g de amido de milho, 1 colher (sopa) de cachaça, 2 ovos e 1 pitada de sal.


Preparo da galette: Abra a massa até 3 centímetros de espessura. Corte dois círculos do mesmo tamanho. Espalhe o creme no primeiro círculo, até que fique a cerca de 2 cm das bordas. Pincele as bordas com ovo batido para colar. Insira a fava. Cole a segunda massa sobre a primeira. Aperte, com os dedos, as bordas das duas massas. Pincele com ovo batido. Risque a parte superior da massa com uma faca. Deixe descansar durante 1 hora. Em seguida, asse em forno preaquecido a 210 graus, por 50 minutos.


Preparo do creme de amêndoas: Bata, numa batedeira, a manteiga (temperatura ambiente), o açúcar e as amêndoas.Pouco a pouco, acrescente os ovos sempre mexendo. Por último, incorpore a farinha e a cachaça. Observe que dobrará de volume.


Dica: Apesar de ser simples, requer tempo para o preparo.


Tente fazer a sua gallete des rois e mande uma foto para deliriosgourmet@ig.com.br, que divulgarei aqui!


Um beijo e FELIZ DIA DE SANTO REIS!


Clique no link para ouvir a música para o dia de hoje: http://www.youtube.com/watch?v=gJAio8Spbkk&feature=share


Um comentário:

Isabel Salvador disse...

Que engraçado não sabia essa de pôr lá o bonequito..por acaso estou a fazer estou....bjokitas

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!