segunda-feira, 14 de novembro de 2011

14 de novembro: DIA MUNDIAL DO DIABETES

O tema é importante e requer nossa atenção.

Atualmente, essa doença silenciosa mata 1 pessoa a cada 8 segundos, de acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e para o futuro a previsão não é nada boa: em 30 anos devem existir no mundo, cerca de 380 milhões de diabéticos.

Todos podem ajudar, direta ou indiretamente. O tema escolhido para a campanha mundial é: “Diabetes: Educar para Prevenir”. Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

O segredo da boa alimentação consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade do alimentos que farão parte da nossa dieta habitual. Existem algumas recomendações que podem ajudar a tornar sua alimentação mais saudável:

- Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras. Por exemplo, evitar “descascar” algumas frutas, como figo, pêssego e maçã pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo.

- Procure diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme etc.) e de carboidratos (massa e doces), dando preferência a alimentos grelhados e cozidos. Infelizmente a dieta habitual da nossa população é sempre mais rica em gorduras e carboidratos e pobre em proteínas do que o desejado. Evite comer “fast food”, dê preferência aos alimentos de preparação mais “caseira”.

- Diminua a quantidade total de alimentos de cada refeição. Faça mais refeições ingerindo menos calorias de cada vez. Este procedimento permitirá uma digestão mais fácil e menor apetite nas refeições maiores.

- Utilize leite e derivados (iogurte, queijos) desnatados ou light e prefira as carnes magras.
Assim, você estará prevenindo o aumento do colesterol, além de controlar o peso. As leguminosas devem fazer parte do cardápio, pois contêm proteínas, ferro e fibras.

- E não se esqueça: se for comer uma sobremesa diet ou light, fique apenas com uma porção. Comer o dobro pode significar o mesmo que um doce super calórico.

Seguindo dicas simples assim, fica mais fácil de viver bem e com saúde.

Direta ou indiretamente sempre há uma forma de ajudar. A minha, é divulgando aqui no blog as campanhas e alertando para os perigos.

E você? Tem casos de diabéticos na família? Como é a sua forma de ajudar?

Deixe o seu pitaco e ajude também!

5 comentários:

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Olá Grazy, obrigada pelo carinho!!Grazy, não tenho ninguém diabético na família, mas acredito que a conscientização é importante sempre, independente de qualquer coisa, parabéns pela iniciativa, bjs, va.

VOVÓ CRISTINA disse...

Olá...não sabia que existia esse dia. Parabéns pela postagem! Eu tenho procurado ter uma alimentação mais saudável, acho que previnir é mais fácil que conviver com a doença, né? Bjs.

Marcia Garcia disse...

Oi! Infelizmente minha sogra descobriu a 2 anos que é diabética, nossa na época ela ficou tão deprimida, mas hoje em dia ela superou esse back e leva uma vida normalíssima, pois leva a sério a dieta e toma os medicamentos rigorosamente todos os dias, confesso que ela tem mais disposição do que eu que não tenho rsrsr! É só se cuidar. Adorei esse blog e já estou seguindo!! Convido você para conhecer o meu, estou preparando um post de uma mousse de abacaxi para os próximos dias não deixem de conferir(Sessão Gourmet) do blog . Beijos!! Márcia http://coisabasicas.blogspot.com/

Lourdes Sabioni disse...

Amiga, saudades muita!
Vou mandar um e-mail e te conto tudinho, viu?
Beijos!

Jefferson disse...

Bem sou diabetes desde o carnaval de 2011, foi uma notícia meio que bombástica mas no estilo "just in time", pois minha visão vinha piorando e muito, enxergar de longe ficou cada vez mais complicado, pegar uma condução tornava-se um problema, bem a taxa estava em 573.Agora procuro sempre por uma alimentação saudavel, menos massa, menos açucar, ginásticas também ajuda e muito, e estou sempre medindo minha taxa glicemica, que hoje gira em torno de 90 à 100.
No que eu posso oferecer de informação é, a diabetes é altamente silenciosa e muito perigosa, qualquer alteração que tenhas na sua saúde procure logo ver do que se trata, pois geralmente ela se anuncia através de muito cansaço, e dificuldades no campo visual, portanto se alguém estiver com algum desses sintomas, façam a medição de sua taxa de glicose.
Bem é o que posso ajudar no momento
Abraços à todos

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