segunda-feira, 10 de maio de 2010

Churrasco no Espeto

Originário do Rio Grande do Sul, o churrasco surgiu, no século XVII, nas imensidões dos pampas, quando essa parte do Brasil, disputada por castelhanos e paulistas, era ocupada por milhares de cabeças de gado selvagem, oriundas de Buenos Aires e de outras áreas da Argentina.

A princípio, o churrasco - como o conhecemos - era raríssimo, pois, naquela época, não havia a preocupação com o comércio da carne bovina, mas sim com a obtenção de couro e de sebo. Para isso, realizavam-se as vacarias - as matanças de gado. Os vaqueiros, depois de correrem, cercarem e matarem os bois, cortavam o pedaço mais fácil de partir e o assavam inteiro num buraco aberto no chão, temperando-o com a própria cinza do braseiro.


No final do século XVII, o churrasco tornou-se uma prática mais difundida, criando-se, assim, novas técnicas para o seu preparo. Surgiram os cortes especiais da carne, como a costela e a paleta. A generalização do hábito de comer churrasco acabou gerando diferentes estilos de consumo.

Pois bem... depois de saber mais um pouco sobre a origem do churrasco, agora queremos é desfrutar mesmo das delícias da carne de boi!!!!

Tome nota!

Ingredientes: 1kg de alcatra cortada em cubos, 1 pacote de espetinhos para churrasco, sal grosso, 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos grandes, 1/2 pimentão cortado em cubos grandes e 1 cebola em pétalas.

Preparo: Para cada espeto, coloque 4 ou 5 cubos de carne, intercalando-as com cebola, pimentão e tomate, tempere com o sal grosso e leve à churrasqueira até o ponto de assada. Não deixe passar demais para que a carne não fique dura.

Servimos com arroz, feijão, salada, batatas fritas e farofa. Rendeu 6 espetinhos de carne.

Delícia!!! Huuummmm....

4 comentários:

Rose disse...

Oiii Grazy, tomar que seu dia das mães tenha sido maravilhoooosoo...
Menina adoro esse churrasquinho, mas dá uma preguicinha de espetar...kkkk mas compensa o sabor é maravilhoso um vinagrete e farofa e só...Bjinhus e boa semana!!!

Anônimo disse...

Hummm!!! um espetinho a campanha é delicioso!!

Fla disse...

Adoro um churrasquinho!
=D
Beijos

*Wlady disse...

hummmmm, delícia!
Seu filhinho está lindo hein!
bjk

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!