terça-feira, 25 de maio de 2010

25 de Maio: Dia Nacional da Adoção

O dia 25 de maio foi escolhido por associações e grupos de todo o país para ser oficializado como o Dia da Adoção no Brasil.

Entendida como um direito da criança que perdeu a proteção de seus pais biológicos de ter uma família, a adoção é um processo que necessita de aperfeiçoamento contínuo em todas as suas etapas. Necessita, também, de uma rede de apoio permanente, a fim de que pais e filhos adotivos não se sintam sozinhos na sua experiência particular de família constituída pelos laços do afeto e não pelos laços de sangue.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, há cerca de 4.000 crianças aptas a serem adotadas no país, mas existem mais de 50 mil em abrigos, que não coseguem encontrar um lar. O motivo? Muitos! O principal deles é o preconceito. A maioria das pessoas interessadas em adotar uma criança exige que esta seja ainda bebê, branca, olhos claros, enfim, uma infinidade de estereótipos que não são tão típicos do nosso país.

É importante lembrar que "A adoção não é a última maneira de se ter um filho, mas sim, outra forma de ser pai, de ser mãe".

Adotar é dar carinho, atenção, cuidados, amor e, acima de tudo, respeitar! Adotar uma criança não deve ser algo legal e bonitinho socialmente falando, não. Deve ser um ato de amor e bondade com o próximo que está nesse mundo esperando a boa fé e boa vontade do próximo para compartilhar momentos felizes e ter uma história de vida.

Vamos fazer o bem com o coração!!!

E o que você acha sobre a adoção no Brasil? Deixe seu comentário! Participe!

2 comentários:

Aline disse...

Ainda não formei minha família, mas quando formar uma, com certeza irei adotar uma criança... decidi isso há algum tempo e se tiver condições adoto mais, acho um grande gesto de amor!!!

Fla disse...

Poxa, essa assunto é complicado né. Eu gostaria muito de adotar uma criança, mas sei do preconceito que vou ter que enfrentar... é ridículo mas quando comento isso muita gente diz que estou louca. Fazer o que né? tem gente que pensa pequeno.
Bjs

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!