quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tomadas x Decoração

A decoração é realmente item muito importante em qualquer lar desse mundo, principalmente em época natalina, onde se concentra o maior número de fios e ligações em um só benjamim. Então, antes de qualquer ligação é importante saber: quantas coisas você pode ligar em uma tomada antes que ela pegue fogo? Isso depende! Uma variedade de fatores podem fazer a diferença.

Já sabemos que a eletricidade que obtemos nas tomadas e baterias pode fornecer energia para diferentes tipos de aparelhos. Mas é preciso saber mais: os disjuntores e fusíveis agem como protetores contra a sobrecarga elétrica. Eles regulam a quantidade de corrente, o volume de elétrons que se movem por um condutor, um fio elétrico (que pode ser extraído de um circuito). Essa corrente é expressa em ampères. A maioria dos disjuntores e fusíveis regula de 15 ou 20 ampères. Se muita corrente é extraída do circuito, o disjuntor dispara ou o fusível explode, interrompendo o circuito para evitar a sobrecarga.

Para determinar a quantidade de eletricidade que você está usando com todas as decorações de Natal, é só fazer algumas contas. A fórmula é assim: p/e=i (a voltagem dividida pelos volts é igual aos ampères).



Digamos que você esteja usando 2 mil watts de potência com as luzes de Natal e outras decorações. Você divide esse número pelos volts em sua casa (geralmente 120) e o resultado fica 16,6 ampères de corrente sendo usada. Com uma tomada elétrica de 20 ampères, você está usando cerca de 80% da corrente disponível, que é a quantidade máxima que deve ser usada por circuito.



Para que todos tenhamos dias normais, com tudo funcionando bem e sem riscos de um curto ou incêndio, temos que ter cuidado e utilizar corretamente os aparelhos e as tomadas.

Um beijo a todos!

4 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Menina aqui em casa tomada é um problema, tem poucas e a gente vive usando a extensão, morro de medo de pegar fogo! Uma vez o secador de cabelo estourou e quase pegou!
Boas dicas!!!
Bjs

Rose disse...

eu sou como a Tatiana, extensão sempre e agora na época de natal então...aiaiaiai morro de medo mas não tem outro jeito rsrs
Bjinhus!!!

Fla disse...

Em casa tem tomada até demais menina. Já viu uma casa com tomada no meio da parede da sala? E é no meio mesmo...kkkk.
Adorei as dicas!
Beijos

Carolina Andrade disse...

Acho que muita gente sofre com esse problema porque é difícil mesmo conciliar a decoração do modo como queremos e as tomadas disponíveis. Temos que tomar cuidado mesmo, é super importante. Beijo grande

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!