sábado, 2 de maio de 2009

Feijoada

Feijoada é um prato tipicamente brasileiro. Contudo, não é todo brasileiro que sabe como fazer. Sendo assim, segue a receita passo-a-passo!

Tome nota!!!

Ingredientes: 1 kg de feijão preto, 1 peça de costelinha de porco, 300g de carne de seca, 300g de carne de porco defumada, 300g de paio, 200g de linguiça, 200g de linguiça calabresa, 200g de linguiça temperada com alho, 1 cabeça de alho, 1 colher de sobremesa de sal, 1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora), 3 ou 4 folhas de louro, 3 colheres de sopa de azeite e 2 a 3 litros de água.

Prepare o feijão: Cate o feijão para retirar pedaços de cascas, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir o feijão e passar mais uns 3 dedos. No dia seguinte quando for cozinhá-lo, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir o feijão, as carnes e ainda sobrar uns 2 dedos.

Prepare as carnes: Para as linguiças, basta apenas cortá-las em rodelas de +/- 1 a 2cm. No caso do paio, retire antes a casca se estiver grossa. Quanto às carnes, é bom diminuir ao máximo a quantidade de gordura, limpando-as sobre uma tábua com uma faca afiada. Retire toda a gordura que conseguir, pois ao cozinhar a gordura se desmancha deixando a feijoada muito gordurosa.

DICA: A carne seca costuma ter muito sal, portanto é preciso ter cuidado com os temperos. Se preferir, pode dar uma fervida nela antes e jogar a água fora, retirando, assim, o excesso de sal.

Cozinhe o feijão c/ as carnes: O feijão pode ser cozido em panela de pressão, ou numa panela grande comum.

Panela de Pressão: Divida a quantidade em 3 ou 4 partes, dependendo do tamanho da panela. Ponha uma parte do feijão, uma parte da carnes (menos a costelinha) e linguiças, uma folha de louro e acrescente água se for necessário. Tampe a panela, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe tudo por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo alto e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Quando estiver pronto, retire a panela do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado e vire o feijão cozido com as carnes numa panela maior. Repita essa operação até terminar de cozinhar todo o feijão com as carnes. Na panela maior, junte então as costelinhas e deixe cozinhar até que fiquem macias e o caldo do feijão engrosse.

DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começar a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.

Tempere a feijoada: As carnes irão dar ao feijão um sabor especial e dependendo de seus temperos, pode ser que nem precise adicionar mais sal. Ascrescente a pimenta do reino moída e mexa. Prove o caldinho e avalie se já está bom de sal ou não. Caso precise adicione mais sal aos poucos, sempre provando. O feijão irá dar às carnes uma cor escura por fora, mas mantendo o sabor e acrescentando maciez. Descasque o alho e pique fininho ou esprema. Em uma frigideira pequena, doure-o no azeite e jogue sobre o feijão. Mexa tudo e prove.

DICA: Observe se formou uma camada fina de gordura na superfície. Isso acontece por causa da gordura das carnes que se dissolveram. Com uma escumadeira retire todo o excesso que conseguir para ficar com uma feijoada mais light. A laranja descascada e cortada em rodelinhas após a refeição ajuda a eliminar todo o excesso de gordura da feijoada do seu organismo.

Sugestão para acompanhamento: arroz simples, farofa com ovos, couve refogada, mandioca frita, laranja cortada em rodelinhas, torresminho e uma deliciosa caipirinha!

Essa receita rende 20 porções.

Fica uma delícia!

8 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Isto já não me pertence mais!!! O cardiologista anda grudado que nem carrapato e se me pegar ao menos lendo este post, vou pro paredão!!! Mesmo assim que delícia e que saudade,snif,snif...Bjs

Unknown disse...

Bela feijoada,sim senhor já algum tempo que não faço uma com o feijão preto,fica uma delícia,parabens pela sua,bjs Alexis...

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Amo muito tudo isso!!Meu prato predileto.Huuummm!!!

Anônimo disse...

Que bom que gostou do texto!!! Volte sempre!

bjs

PS: Amo Feijoada! Sua... sua... Cruel!!! kkkkk

Anna disse...

Oi tudo bem, eu tenho Msn, mas quase não uso, amanhã de manhã vou pedir a minha filha para instalar aqui onde estou este mes, aí podemos nos falar ok!!
Vou gostar muito de trocar idéias com você!!
Ou me mande seu e-mail para falarmos mais a vontade.
Beijos
Anna
Estarei lhe aguardando

Rico disse...

É vinte porções para pessoas normais, mas delicioso como isso esta, acho que para mim da so 10 porções...hehe... rsrs... mas que esta delicioso esta nota-se bem. Super mesmo..andei a ver vários blogues agora com feijoadas incluindo o meu ...esquece o dia verde e viva ao dia da feijoada lol :) xxx Rico-Receitas

Fla disse...

Ontem fiz uma feijuca também e já tô preparando meu post. Ela tem menos ingredientes que essa, mas ficou muito bom. Pena que a gente não consegue comer muito né? Rs...
Beijos de quem ama feijoada.
Fla

*Wlady disse...

que delícia!!!! hoje o clima aqui na minha cidade está perfeito para uma feijoada!
bjk

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!