segunda-feira, 20 de abril de 2009

Truques para acabar com o Colesterol alto!

Eu estou numa fase que o meu colesterol está lá nas cucuias de tão alto; fico mesmo sem saber o que ando fazendo de errado para estar assim, já que não tenho comido tantas frituras.... Enfim! Tenho que buscar uma forma de solução para resolver de vez isso! Então, aproveito e trago a solução para muitas pessoas que têm esse problema...


Quando os níveis estão acima do indicado, as frações da gordura ficam mais disponíveis na circulação. Entre estas frações, encontra-se o LDL, considerado como colesterol ruim. Ele se deposita na parede interna das artérias e inicia o processo de acúmulo de gorduras, levando ao entupimento das veias.


Os excessos podem ser gerados por duas razões: fatores genéticos ou hábitos alimentares errados. O que acontece é que cerca de 70% do colesterol produzido vem do fígado.

Aqui vão algumas dicas para melhorar a sua qualidade de vida!


Tome nota!


Troque as versões integrais pelas desnatadas

A recomendação está relacionada aos alimentos de origem animal, devido à grande quantidade de gordura saturada que apresentam. Na lista dos campeões neste tipo de gordura estão queijos amarelos, leite integral, carnes gordas e pele de aves como frango.


Maneire nas carnes vermelhas

O alerta é redobrado aos bifes de carne vermelha porque eles são os que apresentam uma quantidade maior de colesterol, especialmente cortes que levam mais gordura. Porém, isso não significa que elas devem ser totalmente excluídas do menu.


Controle a ingestão de biscoitos recheados

Você deve ficar de olho não só nas bolachas doces, mas em todos os produtos que levam gordura trans em sua composição. A indústria alimentícia utiliza a gordura hidrogenada na preparação de alguns produtos.


Lance mão dos óleos vegetais

Na luta para abaixar os níveis de colesterol, em vez de apenas restringir o consumo dos vilões, você pode recorrer à ajuda de alguns mocinhos. O óleo de canola e o azeite de oliva são bons exemplos de alimentos que você deve incluir na dieta.


Corte as frituras da sua rotina alimentar

apesar do que se pensa, os alimentos fritos não influenciam diretamente no aumento de colesterol, a não ser que tenham sido produzidos com gordura de origem animal, como banha de porco. Porém, quando superaquecidos, os óleos sofrem mudanças nas estruturas das moléculas. O superaquecimento e reaproveitamento dos óleos formam substâncias que modificam o cheiro e a textura deles. A acroleína, por exemplo, é uma substância que irrita a mucosa intestinal , cita ela. Prefira sempre os assados e cozidos, mas não esqueça de dar atenção também ao tipo de alimento ingerido.


Pratique exercícios físicos

Os exercícios também entram em ação na luta contra o colesterol elevado. O especialista do HCor esclarece que, ao suar a camisa, você utiliza suas reservas energéticas, ajudando na diminuição de gordura corporal e, conseqüentemente, na baixa do colesterol sanguíneo.


Espero que aproveitem!


Bjs!!!

24 comentários:

Aline disse...

Meu pai também sofre desse mal, tá tendo até que tomar remédio. Uma vez vi no globo reporter que a aveia é ótima para reduzir o colesterol, ela age como um "detergente" retirando o colesterol e pode ser usada na comida, vitaminas, pura de qualquer jeito!!! Tudo que é de origem vegetal não contém colesterol é só conferir na tabela nutricional, pode comer esses alimentos sem medo.
Bjusss

Delícias e Talentos disse...

Grazzy, nunca tive problemas de colesterol, mas também não abuso nas frituras, nem nos temperos!
Quer dizer, só nas doçarias, né? hehehe:)

Anna disse...

Obrigada pela felicitação da minha filhota.
E sobre colesterol, como já tive alto( me exercitava acima de 2 hs( corria 8 km todo dia e outras atividades) o médico sempre disse que era hereditário( não gosto de carne vermelha, não como açucar, gordura, só uso coisas integrais etc.. então tem fatores hereditários que podem alterar, e minha família não tem colesterol alto.
Vai entender....
beijos

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Oi,amiga. O meu também vive no sobe e desce...È uma coisa chata isso..Também evito frituras,mais ainda tenho que tomar jeito e fazer exercícios.Na minha família muita gente tem o colesterol alto e aí já viu, tenho que me cuidar,mais é difícil pra quem gosta de inventar comidinhas...Bjs.

Lúcia disse...

Ai,ai,ai,ai,ai... tô lascada! rsrsrsrs

Carolina Andrade disse...

Graças a Deus estamos todos com a saúde em dia aqui em casa. E olha que é por sorte viu porque comemos muita coisa errada. Essas dicas são preciosas. Tem que se cuidar heim!! Grande beijo

Anônimo disse...

Grazy, embora sendo magra, tenho que controlar o colesterol sempre e depois que adotei todas estas medidas que vc. citou, consegui equilibrar o meu, é a melhor coisa fazer uma reeducação alimentar seguida por muitos exercícios.
Bjs;
Janeisa

Lourdes Sabioni disse...

Não tenho por enquanto mas já fiquei uma vez com ele no limite...como resolvi? Óleo de alho e berinjela em capsulas...tudo natural...resolveu muito, até pra minha mãezinha com70 anos...Gosto de fritura mas não como nenhum biscoito recheado, sei lá amiga, acho que tem haver com o stress...Bjs

Unknown disse...

Ótimas dicas! Tenho que ter muito cuidado tb com o colesterol.


Bjus

Betechef disse...

É amiga faço de tudo e meu colesterol esta pra lá das alturas.Muito importante tomar conhecimento destas informações.
Um grande abraço!

Fla disse...

Grazy meu colesterol também não é lá aquelas coisas... ele "vareia" (risos) muito.
Agora o que me ajuda a fazer baixá-lo é tirar a dita da carne vermelha. Isso é batata pra mim.
Beijos
Fla

Gina disse...

Já provei que a redução do colesterol pela prática de atividades físicas. Estava com meu colesterol um pouco acima dos 200 e viajei. Andávamos muito o dia todo para visitar todos os lugares previstos no roteiro. Foram 15 dias viajando. Na volta, não deu outra, o colesterol estava normalíssimo.
Bjs.

Aline disse...

Grazy tem selinho pra vc no blog...
bjuss

*Wlady disse...

Oi querida Grazy!
tocou no assunto que tira meu sono, colesterol alto! O médico depois de acompanhar meu caso disse que não tem jeito vou ter que tomar remédio para o resto de minha vida, o que me deixou arrasada! Sofri muito para aceitar, mas agora sei que é a melhor saída! Mesmo com a medicação não exagero na alimentação, deixo de comer muita coisa do que gosto. Na sexta-feira fui ao retorno médico e fiquei espantada com o resultado do exame, com a medicação ele baixou muito, o que me deixou extremamente feliz!
bjk

Ana disse...

Boa tarde menina!
Tá D+ seu blog,cheio de informações interessantes.
Passe lá no meu cantinho q. tem um selino p/ vc.

Delírios Gourmet disse...

Meninas! Obrigadíssima pela participação aqui no blog! Isso é o que mais me motiva a mantê-lo atualizado! Um bj a todas com muito carinho e à Anakoelho e à Aline, um obrigada especial pelos selos!

Anônimo disse...

grazy vc é casada????

. disse...

O colesterol em alta é saudável, principalmente para as mulheres - http://www.canibaisereis.com/2010/06/05/mulheres-e-colesterol-coisas-muito-complicadas/

Anônimo disse...

adorei a dica minha filha de 10 anos esta com colesterol alto e nao sabia oq da pra ela comer!

Anônimo disse...

oi estou gravida e tenho colesteral alto eu gostaria de alguma dica.....natural

Silvia disse...

Meu colesteraol está acima de 500, o caso já é grave, sei tudo o q tenho de fazer pra abaixar, mas comer mesno é muiot difícil pra mim, sou do tipo q tem muita fome. Será q se eu apenas mudar o hábito alimentar substituindo os alimentos já vai ajudar abaixar meu colesterol?

Anônimo disse...

que coisa chata este tal de coleterol alto tomei remedio por dois meses mas não adintou ele esta em 250meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedeus

Anônimo disse...

ola tudo bem sou diabetica tipo 2 tomo isulina 3 vezes ão dia e mais metiformina 850 e o gliblegramida 5 mg fora os remedios pra circulaçao ,agora tambem estou com o colasterou la em sima e a diriode tambem eu disse meu deus me cuido e cada dia aparece uma coisa ,não como carne adoro verduras ,gosto muito de peixe não posso comer me faz mal ,peito de frango eu gosto mais todo dia não da ne sera que tomando esses cuidados eu vou melhorar pois estou tomando remedio comecei hoje com sivastatina sera que e bom....

Anônimo disse...

É Pavoroso mesmo... Sou hiper magra, faço dieta contra essa droga de colesterol, já cheguei aos 40 kilos e meu Colesterol continua alto...esta em 257...Já tomei Vytorin porém meu dava reações e parei de tomar...ainda por cima sou cardíaca (Problemas na Valva Mitral e tenho extras sistoles)...Não sei mais o que fazer.

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!