terça-feira, 24 de março de 2009

Rabada com Grão de Bico

Adoro rabada e lá em casa faço sempre com agrião (que também fica divino!). Mas, desta vez resolvi fazer diferente e, ao invés do agrião, usei grão de bico. E ficou bem gostoso, sabe...


Rendeu 6 porções.


Tome nota!


Ingredientes: 2 litros de água, 1 kg e meio de rabo de boi limpo e cortado nas juntas (1peça), 1 bouquet garni (feito com um galhinho de cada: salsinha, louro, sálvia e alecrim), 250 g de bacon fatiado, 2 cebolas bem picadas, 1 cabeça de alho descascada e picada, 2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos, 1 colher (sopa) de extrato de tomate, 2 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher (chá) de cada tempero: orégano e cominho em pó, sal a gosto, 250 g de grão de bico, 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1 litro e meio de água.


Preparo: Numa panela em fogo alto com a água coloque o rabo de boi limpo e cortado nas juntas e 1 bouquet garni e afervente por 15 minutos. Transfira para uma tigela (rabo e água) e deixe esfriar. Cubra com papel filme e leve para a geladeira de um dia para o outro.


No dia seguinte, retire da geladeira com uma colher, retire a gordura que se formou na tigela. Com isso você estará retirando a gordura do rabo.


Numa panela de pressão faça camadas na seguinte ordem: Fatias de bacon, o rabo escaldado e escorrido, as cebolas bem picadas, a acabeça de alho descascada e picada, os tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos, o extrato de tomate, o vinagre,1 colher (chá) de cada tempero: orégano e cominho em pó, sal a gosto, o grão de bico e o caldo de carne.


Leve a panela para ao fogo médio por 50 a 60 minutos. Sirva com arroz branco, farofa e, se gostar, pimenta.


Delícia...

6 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Olá, Grazy! Que belas receitinhas tens por aqui!
Adorei o pudim de leite condensado bem grandão! Hihihi:)
Nunca provei rabada, mas pelo aspecto de ser uma delicioa de refeição! Bjs:)

Nana disse...

Querida, sempre comi rabada quando criança, em casa marido não curte muito.
Essa sua receita me chamou atenção.
bjs

Rossana Fernandes disse...

Aiiiiiiiii,. Me deu aquela fome..rss
Vou pra cozinha agora fazer meu almoço...rss
Bjus

Lourdes Sabioni disse...

Ai,ai,ai...eu adoro um...rabo...kkkkkk, e este bem feitinho, sem gordura, eu ia amar!!!!Bjs

Unknown disse...

Grazy meu maridinho adora rabada amiga! Boa pedida pra variar o agrião! Essa receitinha sua tá num capricho! Deliciosa! Beijos

Bruna Miranda disse...

Amo cozinha e suas receitas são tudo de bom,esse sorvete,huumm.
xero

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!