terça-feira, 10 de março de 2009

Gougères (Sonhos de Queijo)

A receita é do livro especialidades francesas, da editora Könemann, uma receita francesa, é claro, gougère se pronuncia "gugérre".

Super fácil de fazer, com excessão do momento de mexer a massa! Gente!!! Pedi ajuda do meu marido, porque pra esse tipo de massa, tem que ter muque!!!


Tome nota!

Ingredientes: 250 ml de leite, 100g de manteiga, 5g de sal, 150g de farinha, 4 ovos e mais uma gema para pincelar e 50g de queijo Gruyère ou Comté (eu usei o Gruyère).


Preparo: Numa panela coloque o leite, a manteiga e o sal. Leve ao fogo até a manteiga derreter e junte a farinha de uma só vez. Mexa o preparado durante 4 a 5 minutos em fogo baixo, até se soltar da panela. Deixe esfriar e, em seguida, misture um ovo de cada vez com uma espátula de madeira. Corte o queijo em cubos de cerca de 5mm e misture na massa de forma homogênea. Forme pequenas bolas com uma colher de sopa e coloque sobre uma assadeira untada. Aqueça previamente o forno a 170°C. Pincele as bolinhas com gema de ovo, polvilhe com queijo ralado e deixe no forno por mais ou menos 25 minutos.


DICA: Como a massa é oca, pode-se rechear... Fica boooommmm!

5 comentários:

Unknown disse...

Amiga, para mim é uma ótima novidade! Vou guardar a receita.

Bjus

Lourdes Sabioni disse...

Eu sou tarada por pão de queijo mas sonho de queijo eu nunca tinha visto. Tá anotada com certeza! Bjs

Ana disse...

Bom dia Grazy!
Obrigada pelo selinho.



"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."(Cora Coralina)

Um dia de bençãos p/ vc.

Talita disse...

Ahhhh, Grazy, que pena que tem que ter força pra mexer esses sonhos! Achei-os tão bonitinhos! Se pra fazer a massa choux já sofri e fiquei com uma dor terrível no braço... rs
Muito bonito seu blog! Bem caprichado!

ameixa seca disse...

Grazy, eu adoro queijo... tinha que comentar esta receita. Que coisa deliciosa :)

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!