terça-feira, 17 de março de 2009

Ovos de Páscoa Caseiros

Fazer ovos de chocolate em casa é uma forma original de presentear a família e uma ótima oportunidade para economizar.

O costume de dar e receber ovos de chocolate teve origem com os egípcios, persas e chineses, que distribuíam ovos naturais, geralmente aos amigos, simbolizando a origem da vida, a criação e a fecundidade. O hábito foi adotado pelos cristãos como forma de representar a Páscoa, significando a ressurreição de Jesus Cristo. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente.

Para fazer os ovos de chocolate, são necessários alguns materiais básicos como: pirex de vidro (para derreter o chocolate), uma espátula de metal, uma colher de plástico, uma fôrma para os ovos, papel manteiga e uma assadeira para levar o chocolate para secar na geladeira. Todos esses materiais podem ser encontrados em casas de festas.

Confira a receita passo-a-passo:

1. Com uma faca pontuda ou uma colher, quebre a barra de chocolate em lascas. Não se preocupe se os tamanhos das lascas forem diferentes.

O conteúdo usado nesta receita foi de uma barra de 500g de chocolate ao leite para o preparo de um ovo de mesma gramatura (500g).

2. Para derreter o chocolate, leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Dê uma pausa a cada minuto e mexa bastante. Isso garante que o chocolate derreta por igual e não fique empelotado.

3. Depois de derretido, despeje o chocolate no mármore e, com a espátula, faça movimentos de vai e vem para esfriar. Quando o chocolate estiver frio, volte com ele para o pirex. Ele estará na temperatura certa para começar a ser trabalhado.

4. Com o auxílio da colher, vá despejando o chocolate no molde. Use a parte de trás da colher para espalhar o chocolate uniformemente.

Escorra o excesso de chocolate do molde com a ajuda da espátula. Limpe as bordas e leve à geladeira. Depois de 1 minuto, tire da geladeira e passe outra camada de chocolate. Repita até que o ovo esteja na espessura desejada. Na última camada (eu faço 3), o ovo deve permanecer por 3 minutos na geladeira com o molde apoiado sobre uma assadeira forrada de papel manteiga.

5. Passados os 3 minutos, tire os moldes da geladeira.

Atenção: você sabe que o chocolate está seco quando o molde ficar com o fundo transparente.

Antes de desenformar, limpe as bordas da fôrma com uma espátula para retirar os excessos de chocolate que possam ter escorrido.

Faça uma leve pressão no fundo do molde. O chocolate solta sozinho. Não unte a fôrma, nem molhe, como se estivesse desenformando gelo.

Agora está pronto! Enrole com papel alumínio para proteger e decore como quiser!

Boa sorte!!!

3 comentários:

Lúcia disse...

Parabéns para quem faz! É trabalho demais prá minha cabeça! Bjins

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline disse...

Grazy, durante muitos anos trabalhei com chocolate, e acho que esse ano não irei escapar!!! hahaha se quiser dicas é só me falar e hoje já existe no mercado a forma de silicone (pu forma suiça) é um pouco mais cara que a de acetato, mas é muito mais prática e fácil de usar, não é necessário fazer várias camadas, é só colocar o chocolate até a marca indicada, deixar o tempo correto e ele já sai pronto para ser embalado!!
BJuss

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!