sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Jasmim

Jasmim é um nome de origem persa. A flor que veio da Ásia.

Dizem que o jasmim evita briga de casais, pois purifica ambientes onde há discórdia. O chá da planta é antidepressivo, estimula a sensibilidade, alivia tensões musculares é rejuvenescedor, entre outras propriedades. Nos rituais hindus, o jasmim simboliza karma, o deus do amor. Na China, comemora o ano novo.

Em Limeira (SP), 30 tipos de jasmim são cultivados. O jasmim dos açores tem flor estrelada; o jasmim-neve tem folhas aveludadas, o jasmim-café pode chegar a dois metros de altura.

O arbusto do jasmim pode ser conduzido como trepadeira. Não requer muita poda, mesmo assim, ela se faz necessária. O ideal é deixar o arbusto com cerca de 20 cm de altura e cortar um dedo acima do caule, com a tesoura na vertical para formar a muda. As folhas são cortadas pela metade para evitar o apodrecimento nas pontas. O caule fica em forma de "v" para não acumular água.

Após 60 dias, a planta já está maior e já pode começar a receber adubação, à base de esterco de galinha (mas só a cada 30 dias para o adubo não queimar a planta). Para transferir o jasmim da terra para um vaso de cerâmica, impermeabilize-o para evitar a umidade. Coloque argila expandida para drenar a água, use terra orgânica e ponha meio litro de água.

Fica lindo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!