quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ceias de Natal e Ano Novo

Ceias de Natal e Réveillon são assim: família reunida e mesa farta, com opções saborosas e irresistíveis. Mas, quem vê a mesa decorada e apetitosa nem sempre imagina o trabalho que está por trás, na escolha e preparação de todo o cardápio.
Os preparativos para qualquer tipo de recepção, em especial para as ceias de Natal e Ano Novo, exigem organização. Que tal começar com uma lista de receitas e os respectivos ingredientes? Isso sem falar nos convidados. Tudo precisa ser pensado antes para que, no dia, não falte nada e a costumeira correria seja evitada.
Alguns chef's de cozinha sugerem que o cardápio seja montado com produtos mais leves, nada muito gorduroso ou “carregado”, como chocolates e nozes. Uma boa ceia pode ser composta por uma entrada, dois pratos principais, duas guarnições (acompanhamentos) e duas sobremesas (sim, apenas duas!).

Os preparativos

Pense no espaço que você terá disponível para armazenar os alimentos. Carnes como peru e chester ocupam lugar para congelar e descongelar. Dois dias são suficientes para descongelar as carnes e aves e deixá-las marinando (“descansando”) nos temperos - pode ser uma mistura de ingredientes como vinho, limão, vinagre, sal, alho, pimenta, entre outros condimentos -, por até 12 horas antes de assar. O bacalhau, por exemplo, pode ser mantido fora da geladeira, mas na hora de dessalgar deve ser colocado em recipiente com água e dentro do refrigerador por, pelo menos 12 horas. Do contrário, pode estragar.
Se a família e os amigos costumam se reunir, não há problema algum em cada um preparar um prato ou sobremesa. Quem estiver organizando a recepção deve definir o que cada um vai trazer.
Capriche na decoração da mesa, afinal a data merece. Não perca a alegria da festa e aproveite as comemorações!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu Visitei o Rainhas e encontrei o teu endereço.Muito lindo o teu Blog, bom gosto, receitas legais, e o teu toque. Parabéns! Vou aparecer sempre tá. Feliz Natal pra você e toda sua família. Beijo!
Hilda Costa

Delírios Gourmet disse...

Obrigada Hilda! Volte mesmo sempre! Ficarei muito feliz com a sua visita!!!

Postar um comentário

Dê o seu pitaco à vontade!